O PENTÁGONO E AS REDES SOCIAIS

É isso mesmo, a Agência de Pesquisas Militares Avançadas dos EUA, o DARPA, ligada ao Pentágono, fez um estudo recente sobre a força das Redes Sociais.

PentágonoO Estudo consistiu em lançar dez balões atmosféricos da cor vermelha e distribuir um prêmio de 40 mil dólares para a primeira equipe que conseguisse informar a localização exata em Latitude e Longitude dos balões. O Objetivo do concurso era para aferir capacidade de colaboração e competição nas Redes Sociais.
Nas palavras de Norman Whitaker: “Nosso interesse não era a localização dos balões, mas as técnicas usadas pelas pessoas para chegarem aos resultados corretos“. Apesar de parecer um estudo muito bonito, a Agência não revelou os dados da Pesquisa, porque pretende utilizá-los em estratégias militares, é claro.

Mas como nem tudo está perdido, alguns dados foram apresentados pelos participantes do Estudo:

Interesse – Os participantes que agiram em interesse próprio, tiveram mais sucesso que as equipes caridosas, como a de Harvard, que pretendia doar o prêmio. Ou seja, pagar de Madre Teresa todo mundo quer, mas picas para a generosidade, vagabundo que mesmo é garantir o seu e ao que parece o povo vai atrás.

Força das Redes – Os cientistas do DARPA bolaram com a velocidade que a galera se mobilizou. Mas na boa, isso é papo de coroa. Qualquer punheteiro de 15 anos da Internet, já conhecia a capacidade de mobilização das Redes Sociais, vide o fenômeno dos Flash Mobs.

Objetivo Claro – Segundo Riley Crane, do MIT, existem três pré-requisitos para o sucesso da colaboração nas Redes Sociais. Objetivo Claro, custo zero e uma solução verificável.

Filtragem de Informações – Como malandragem não acontece só no gueto, as equipes participantes perceberam que havia uma onda de informações falsas por parte dos concorrentes, então as mais bem sucedidas criaram sistemas para combater a guerra de desinformação.

É bom ficar ligado que o bagulho é doido, o gato é preto e o bonde é da lua.
Vagabundo não está de bobeira, paranóias a parte, esse tipo de estudo já deixa a galera ligada em informação e tecnologia escaldada.

Para saber mais sobre o concurso, entre no site da DARPA que trata sobre isso:
DARPA Network Challenge

Esse post foi publicado em Buzinaço. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s